Síntese D-Direito: Destaques da Semana 05 à 09 Mai 25

Síntese D-Direito: Destaques da Semana 05 à 09 Mai 25
Introdução do Editor
A primeira semana cheia de maio foi palco de uma das decisões mais aguardadas pelo setor de tecnologia e pelos municípios brasileiros. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em um julgamento de recurso repetitivo, pôs fim à chamada “guerra fiscal” sobre a tributação de software, definindo a competência tributária de forma definitiva.
Enquanto a pauta tributária dominava o STJ, o Supremo Tribunal Federal (STF) voltava a debater os limites da liberdade de expressão, desta vez no contexto da publicação de biografias. No campo ambiental, o Poder Executivo deu um passo importante para destravar os investimentos em energia eólica offshore.
A semana consolida um período de importantes definições jurisprudenciais em temas que impactam diretamente setores estratégicos da economia e direitos fundamentais.
Análise da Semana
O fato jurídico de maior impacto da semana foi a conclusão do julgamento do Recurso Especial Repetitivo (Tema 1.050) pela Primeira Seção do STJ. A Corte definiu, de uma vez por todas, a incidência do Imposto Sobre Serviços (ISS), de competência municipal, sobre as operações com softwares, sejam elas de licenciamento, download ou de acesso por meio de computação em nuvem (SaaS – Software as a Service).
Na avaliação desta editoria, a decisão representa o capítulo final de uma longa e custosa “guerra fiscal” travada entre Estados e Municípios. Os Estados buscavam a tributação via ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), alegando que software “de prateleira” seria uma mercadoria digital. Os Municípios, por sua vez, defendiam a tese do serviço. A decisão do STJ, alinhada a um precedente do STF (ADIs 1.945 e 5.659), pacifica a questão no âmbito infraconstitucional, estabelecendo que a obrigação de fazer (disponibilizar o programa e suas atualizações) prevalece sobre a obrigação de dar, caracterizando um serviço.
D-Direito verificou que a tese fixada foi a de que o imposto deve ser recolhido para o município do estabelecimento prestador do serviço. A decisão traz imensa segurança jurídica para o setor de tecnologia, um dos que mais crescem no país, eliminando o risco de bitributação. A medida foi amplamente comemorada por entidades como a Confederação Nacional de Municípios (CNM), que preveem um aumento na arrecadação, e representa uma derrota para os Estados, representados pelo CONFAZ.
Foco Jurídico: As 10 Áreas de Maior Impacto
1. Supremo Tribunal Federal (STF)
STF reafirmou a inexigibilidade de autorização prévia para biografias: Em julgamento de Recurso Extraordinário com repercussão geral (Tema 789), o Plenário do STF reafirmou sua jurisprudência de que a publicação de biografias não depende de autorização prévia do biografado ou de seus herdeiros. Contudo, a Corte ressalvou que eventuais abusos ou violações à honra, à imagem ou à privacidade podem ser objeto de ação de reparação por danos morais e materiais a posteriori.
(Fonte: Notícias STF)
2. Superior Tribunal de Justiça (STJ)
STJ pacificou que incide ISS sobre operações com software, encerrando guerra fiscal: Conforme detalhado na Análise da Semana, a Primeira Seção, sob o rito dos repetitivos (Tema 1.050), definiu que as operações envolvendo software (licenciamento, SaaS, download) são consideradas serviços e, portanto, estão sujeitas à tributação pelo ISS, de competência municipal, e não pelo ICMS, de competência estadual.
(Fonte: Portal do STJ)
3. Tribunal Superior do Trabalho (TST)
Empresa é responsável por “assédio moral organizacional”, decidiu o TST: A Sétima Turma do TST manteve a condenação de uma empresa por dano moral coletivo devido ao “assédio moral organizacional”. A Corte entendeu que a política de gestão da empresa, com cobrança de metas abusivas e clima de terror psicológico generalizado, viola a dignidade dos trabalhadores e configura um ilícito, mesmo que não haja uma vítima individualizada na ação, movida pelo MPT.
(Fonte: Notícias TST)
4. Poder Executivo
Governo Federal publicou regras para licenciamento ambiental de energia eólica offshore: O Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA editaram uma portaria interministerial que estabelece as diretrizes para o processo de licenciamento ambiental de projetos de geração de energia eólica em alto-mar. A medida era aguardada pelo setor de energias renováveis e visa destravar bilhões em investimentos, com regulação técnica da ANEEL.
(Fonte: Diário Oficial da União)
5. Poder Legislativo
Comissão de Educação da Câmara debateu a implementação do ENEM Digital: A comissão realizou audiência pública com o presidente do INEP e representantes do Ministério da Educação para discutir os desafios e o cronograma para a universalização do Exame Nacional do Ensino Médio em formato digital. Os principais pontos de debate foram a garantia de acessibilidade e a segurança do sistema.
(Fonte: Agência Câmara)
6. Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
OAB elogiou decisão do STJ sobre ISS em software como “vital para a segurança jurídica”: Em nota, a Comissão Especial de Direito Tributário do Conselho Federal da OAB afirmou que “a pacificação de um conflito de competência tão duradouro pelo STJ é uma vitória para o ambiente de negócios, permitindo que um setor estratégico para o país possa investir e crescer com previsibilidade”.
(Fonte: Site da OAB)
7. Concursos Jurídicos
Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) anunciou novo concurso para Procurador: O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro autorizou a realização de um novo concurso público para a carreira. A comissão organizadora já foi formada e a previsão é que o edital, com cerca de 50 vagas, seja publicado no segundo semestre.
(Fonte: Site da PGE-RJ)
8. Doutrina
Lançada a obra “A Tributação da Nova Economia” de Ives Gandra da Silva Martins: Chegou às livrarias a mais recente obra do renomado jurista. O livro aborda os desafios da tributação na era digital, dedicando um capítulo à análise histórica e jurídica da guerra fiscal entre Estados e Municípios pela tributação de bens e serviços digitais, em linha com a decisão da semana do STJ.
(Fonte: Principais Editoras Jurídicas)
9. Tecnologia e Direito
Fim da guerra fiscal: decisão do STJ sobre ISS para software trouxe alívio ao setor de tecnologia: O principal destaque da área foi a decisão do STJ. Entidades como a ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a Brasscom divulgaram notas comemorando a segurança jurídica proporcionada pela medida, que encerra anos de incerteza e planejamento tributário complexo.
(Fonte: ConJur)
10. Direito Tributário
ISS sobre software: decisão do STJ exigirá que empresas revisem seus planejamentos: Com a pacificação do tema, empresas de tecnologia terão que concentrar seu compliance fiscal no âmbito municipal. A decisão impacta diretamente o caixa dos municípios, que agora têm respaldo para fiscalizar e cobrar o ISS de empresas de software. A Receita Federal deverá editar normas acessórias para orientar sobre a emissão de notas fiscais.
(Fonte: Jota)
Radar Jurídico
- O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a compra de uma startup de logística por uma grande varejista, sem restrições.
- O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou um novo painel de dados para monitorar o tempo de tramitação de processos sobre feminicídio em todo o país.
- A Polícia Federal deflagrou a “Operação Proxy” para combater fraudes em licitações na área da saúde.
- A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu na Justiça a manutenção de um contrato de concessão aeroportuária.
FAQ Jurídico da Semana
- 1. Tenho uma empresa de software. Com a decisão do STJ, para quem devo pagar o imposto: para o Estado (ICMS) ou para o Município (ISS)?
- Para o Município. A decisão vinculante do STJ definiu que todas as operações com software, incluindo licenciamento, venda e acesso via nuvem (SaaS), são consideradas serviços. Portanto, o único imposto devido sobre a operação é o ISS, que deve ser recolhido para a prefeitura do município onde sua empresa está estabelecida.
- 2. Um escritor pode publicar um livro sobre a minha vida sem me pedir autorização?
- Sim. De acordo com o entendimento do STF, a liberdade de expressão e de informação permite a publicação de biografias sem a necessidade de autorização prévia. No entanto, se o livro contiver informações falsas, ofensivas ou que invadam sua privacidade de forma indevida, você pode processar o autor e a editora posteriormente para pedir uma indenização por danos morais ou materiais.
- 3. O que é “assédio moral organizacional” decidido pelo TST?
- É uma forma de assédio que não é dirigida a um empregado específico, mas sim a toda a coletividade de trabalhadores. Ele ocorre quando a própria estratégia de gestão da empresa é abusiva, por exemplo, através da imposição de metas inatingíveis, ameaças constantes de demissão e um clima de humilhação e medo generalizado. A decisão do TST reconhece que essa prática é ilegal e pode gerar uma condenação por dano moral coletivo.
Palavras chaves para suas próximas buscas na internet
STJ define ISS sobre software, Fim da guerra fiscal ICMS e ISS, Tema Repetitivo 1050 STJ, Tributação de SaaS e licenciamento, Competência tributária municipal.
STF e biografias não autorizadas, Liberdade de expressão vs. privacidade, Assédio moral organizacional TST, Meio ambiente de trabalho sadio, Licenciamento ambiental eólica offshore.
Concurso PGE-RJ Procurador 2025, Desafios do ENEM Digital, Direito Tributário e economia digital, Software como serviço tributação.
Sínteses das Principais notícias
Sínteses de Setembro 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 15 à 19 Set 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 08 à 12 Set 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 01 à 05 Set 25
Sínteses de Agosto 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 25 à 29 Ago 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 18 à 22 Ago 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 11 à 15 Ago 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 04 à 08 Ago 25
Sínteses de Julho 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 21 à 25 Jul 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 14 à 18 Jul 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 07 à 11 Jul 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 30 Jun à 04 Jul 25
Sínteses de Junho 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 23 à 27 Jun 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 16 à 20 Jun 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 09 à 13 Jun 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 02 à 06 Jun 25
Sínteses de Maio 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 26 à 30 Mai 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 19 à 23 Mai 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 12 à 16 Mai 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 05 à 09 Mai 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 28 Abr à 02 Mai 25
Sínteses de Abril 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 21 à 25 Abr 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 14 à 18 Abr 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 07 à 11 Abr 25
Sínteses de Fevereiro 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 17 à 21 Fev 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 03 à 07 Fev 25
Sínteses de Janeiro 2025
Sínteses de Maio 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 05 à 09 Mai 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 28 Abr à 02 Mai 25
Sínteses de Abril 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 21 à 25 Abr 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 14 à 18 Abr 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 07 à 11 Abr 25
Sínteses de Fevereiro 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 17 à 21 Fev 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 03 à 07 Fev 25
Sínteses de Janeiro 2025
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 27 à 31 Jan 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 18 à 22 Ago 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 17 à 21 Fev 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 03 à 07 Fev 25
Síntese D-Direito: Destaques da Semana 27 à 31 Jan 25
